Blog Reflexivo

Seja Bem- Vindo(a)!

Sua Presença, Nossa Alegria!

terça-feira, 4 de maio de 2010

"Professor Behaviorista e Professor Psicanalista"

  O comportamento de um indivíduo, para os behavioristas, gera-se á partir do resultado da interação do ambiente (estímulo) somado com ações (resultados). Baseando-se nisto, um professor que aplica esta teoria no seu âmbito escolar, primeiramente busca conhecer os alunos para entender e estudar como estes se comportam.  Se não for de seu agrado, ele aplica alguns estímulos para resultar na mudança de comportamento. Exemplificando, professor traz bombons e doces para os alunos que ficarem quietos e completarem a lição. Para aqueles que insistirem em “ser do contra”, professor abaixa a nota de participação.
        A teoria e prática do Behaviorismo não se preocupam com a causa do comportamento do aluno (o porquê do aluno ser rebelde, por exemplo), mas sim, com o comportamento resultante dos estímulos.
Já na Psicanálise, o que prioriza-se é a busca das causas para os eventos da vida. O Professor psicanalista percebe em seus alunos que possuem dificuldade ao falar/ expressar-se e que ocultam algo, dois mecanismos de defesas do organismo: a Resistência e a Repressão.
      Através do diálogo e estudos sobre a causa das atitudes dos alunos, o professor visa à felicidade e o prazer do indivíduo. O propósito é de fazer com que o aluno vença seus medos, traumas e dificuldades, ocasionando como recompensa, a felicidade, realização pessoal e superação dos traumas (catarse).
Entretanto, esta prática faz com que o indivíduo volte-se somente para a sua felicidade e prazer, fazendo com que ele “jogue” novamente para o inconsciente as dificuldades que possivelmente aparecerão em sua vida acadêmica ou social.
    Concluindo, as diferenças entre um professor behaviorista e um da psicanálise são bem notáveis. O Behaviorismo não se preocupa com os sentimentos do indivíduo, só preocupa-se com os resultados almejados. A Psicanálise preocupa-se com os sentimentos do indivíduo para obter os resultados esperados.

Por: Karen Cristina Rodrigues, 04/05/2010, ás 14:45.

0 comentários:

Postar um comentário

Feed Advir

Pesquisar