Blog Reflexivo

Seja Bem- Vindo(a)!

Sua Presença, Nossa Alegria!

terça-feira, 4 de maio de 2010

“A Importância e a Contribuição da Filosofia para a Educação”

   O artigo “A Importância e a Contribuição da Filosofia para a Educação”, escrito por Vanessa Gomes da Silva (Acadêmica do 1º ano do curso de Filosofia e 2º ano do curso de Pedagogia da Faculdade Estadual de Filosofia e Letras de Vitória- PR), consiste na identificação, compreensão e reflexão sobre a importância e a implantação da Filosofia na educação, os principais filósofos e seus pensamentos que tanto contribuíram para a área educacional, tais como, Sócrates, Aristóteles, Platão entre outros. Dá grande ênfase e relata o papel da Filosofia na educação quando esta é inserida.
     A autora informa que no contexto educacional de hoje, a educação está em crise assim como no decorrer de todo processo histórico da educação.
    De fato, isto a maioria dos cidadãos reconhecem. Mas, não fazem nada mediante o triste quadro. E é ai que a Filosofia da Educação pode entrar em cena e mudar conceitos, atitudes e visões. Mas somente ocorrerá essa mudança mediante a valorização da mesma. Pois a qualidade do ensino não está ligada unicamente aos fatores econômicos e sociais, mas principalmente, ao nível da qualidade empregada no ensino.
    Constata-se que, assim como na Pedagogia (sendo uma formação de idéias filosóficas da Educação) que para obterem-se resultados necessita-se da prática para aumentar a qualidade do ensino. Um dos melhores requisitos é incorporar e praticar a Filosofia no processo de aprendizagem do aluno, no qual este irá tornar-se um aluno crítico, com melhor capacidade de raciocinar, refletir, buscar novos objetivos e com isso mudar a visão da sociedade em relação á educação e á vida social.
    Vanessa Gomes cita, compara e concilia sua posição com as idéias dos principais filósofos da educação. Sendo assim, concede ao leitor coerência ao tema abordado no qual comprova, manifesta e defende a importância da filosofia e seu ensino na escola.
    Penso que, é sim através da busca e prática por melhores resultados que a sociedade alcançará seus objetivos e metas, principalmente a alta qualidade de ensino tão almejada. È ensinando e praticando a Filosofia, sendo esta responsável pela transformação social, que irão surgir gerações desempenhadas e dotadas de senso crítico. È usando a capacidade de raciocinar, refletir, analisar, defender o próprio ponto de vista, que o ser humano evolui, tanto no aspecto intelectual, como também nas relações interpessoais e pessoais.
    Embora o artigo possua no início de seu corpo textual, alguns parágrafos com informações repetidas, do qual entende-se que se repetem com o intuito de confirmar as opiniões citadas, ele é digno de respeito. Os instrumentos de pesquisa utilizados pela autora, afirmam e justificam seus argumentos sobre a Filosofia. Isto se torna fato evidente quando a mesma cita e refere-se aos pensamentos de respeitados e diversos Filósofos educacionais sobre a Importância da Filosofia na Educação.
   Contêm informações verdadeiras (boas referências bibliográficas) e convincentes. É organizado, pois possui uma boa estrutura textual (capa, introdução, tópico dos temas abordados, considerações finais e referências bibliográficas). Consegue conduzir o leitor a reflexão, pode ser considerado um “artigo reflexivo” onde apresenta várias situações que permitem ao leitor a análise dos fatos descritos.
    Portanto, rico na bibliografia e em informações, motiva a valorização e a prática da Filosofia no âmbito educacional.

Por: Karen Cristina Rodrigues, 4/05/2010, ás 14:28. 

0 comentários:

Postar um comentário

Feed Advir

Pesquisar