Blog Reflexivo

Seja Bem- Vindo(a)!

Sua Presença, Nossa Alegria!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Um projeto de combate ao racismo

http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/projeto-combate-racismo-diversidade-respeito-diferencas-532538.shtml
Escola do interior do Espírito Santo transforma discussões preconceituosas em diálogos de respeito às diferenças


“Segundo Demétrio Magnoli, sociólogo e doutor em Geografia Humana, o fim de atitudes preconceituosas só é possível quando se desfaz a ideia de ‘raça’:” As raças foram nomeadas com base em conhecimentos falsos para atribuir poderes a alguns grupos. Aceitar nossa mistura e entender a diversidade com base na miscigenação e não pela segregação é algo crucial para a desconstrução do pensamento racista. E a escola é um pilar fundamental para promover essa mudança na sociedade. O ideal, quando esse tema é debatido, é falar em ancestralidade “.



O preconceito racial ainda é um grande conflito social em nosso país. Apesar do Brasil ser um país com uma grande diversidade étnica, ainda se vê demonstrações explícitas e de certa forma “inconscientes” de discriminação, pois há pessoas que já se acostumaram com o preconceito, que nem se dão conta do quanto são preconceituosas.
N a escola onde a criança convive com uma grande diversidade étnica o problema pode ser ainda mais gritante. A instituição de ensino é responsável por grande parte da formação do ser humano, quando a criança sofre preconceito, tem ações preconceituosas ou apenas presencia, isso pode acarretar numa distorção de valores.
A luta contra o preconceito, no ambiente escolar é responsabilidade tanto da equipe diretiva e a coordenação pedagógica como também dos professores, alunos, funcionários e certamente dos pais.
Visando isso, algumas escolas e faculdades estão incluindo em sua matriz curricular, matérias que abordem a diversidade étnica racial. Esse é um grande avanço, agora com o problema diagnosticado, basta apenas abolirmos de vez o preconceito tanto na escola como na vida.

por: Sulamita Alves de Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

Feed Advir

Pesquisar