Blog Reflexivo

Seja Bem- Vindo(a)!

Sua Presença, Nossa Alegria!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Intertextualidade

    A intertextualidade acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Também pode ocorrer com outras formas além do texto, música, pintura, filme, imagens, novela etc. Toda vez que uma obra fizer alusão à outra ocorre a intertextualidade.

Intertexualidade na poesia

   Veja como Chico Buarque de Holanda, um dos mais importantes compositores brasileiros, utiliza a intertextualidade em uma canção sua. Em "Bom Conselho", ele faz referências a provérbios populares.


Provérbios populares

“Uma boa noite de sono combate os males”

“Quem espera sempre alcança”

“Faça o que eu digo, não faça o que eu faço"

“Pense, antes de agir”

“Devagar se vai longe”

“Quem semeia vento, colhe tempestade”


Canção de Chico Buarque

Ouça um bom conselho

Que eu lhe dou de graça

Inútil dormir que a dor não passa

Espere sentado

Ou você se cansa

Está provado, quem espera nunca alcança

Venha, meu amigo

Deixe esse regaço

Brinque com meu fogo

Venha se queimar

Faça como eu digo

Faça como eu faço

Aja duas vezes antes de pensar

Corro atrás do tempo

Vim de não sei onde

Devagar é que não se vai longe

Eu semeio vento na minha cidade

Vou pra rua e bebo a tempestade

(Chico Buarque, 1972)


    Chico Buarque inverte os provérbios, questionando-os e olhando-os sob outro ângulo, atribuindo-lhes novos sentidos.



Intertextualidade nas Imagens

    Na imagem abaixo, encontra-se um exemplo intertextua. O apresentador do Jornal Nacional (Rede Globo), Willian Bonner, é comparado ao Super-Man (herói dos cinemas, famoso por utilizar seus poderes extraterrestres no combate ao mal que há na Terra.)


Caro leitor do blog, analise o exemplo de intertextualidade acima e comente sua conclusão.


    No Texto, "Quem é o verdadeiro Herói?", você leitor poderá ver minha opinião sobre esta imagem no marcador Texto- Ficcional/ Reflexivo.

Postado por: Karen Cristina Rodrigues.

0 comentários:

Postar um comentário

Feed Advir

Pesquisar